terça-feira, 19 de março de 2019

ATIVIDADES DE COESÃO E COERÊNCIA


1-Analise as formas de coesão utilizadas nos trechos abaixo e procure melhorar a qualidade.

a) “Em todos os momentos da vida cotidiana, a imprensa está presente. Sempre tentamos nos informar sobre os acontecimentos da sociedade e, em especial, no atual momento, político que enfrentamos”.
b) “As informações são passadas, principalmente, através de cinco meios de comunicação. São estes: jornais, rádio, livros e televisão. Sendo este último o canal mais usado pela população. Fato este explicado, por ser este o meio de comunicação mais rápido e mais fácil”.

2- Sem alterar o sentido do período, reescreva-o eliminando as palavras destacadas e fazendo as adaptações necessárias.
“O que é indispensável é que se conheça o princípio que se adotou para que se avaliasse a experiência que se realizou ontem, a fim de que se compreenda a atitude que tomou o grupo que foi encarregado do trabalho”.

3- Complete o texto a seguir, evitando repetição de palavras e estabelecendo o sentido. Lembre-se dos conceitos de coesão e coerência.
A Morte da Tartaruga (Millôr Fernandes)
O menininho foi ao quintal e voltou chorando: a tartaruga tinha morrido. A mãe foi ao quintal com ele, mexeu _______________ com um pau (tinha nojo ________________) e constatou que _____________ tinha morrido mesmo. Diante da confirmação da mãe, o garoto pôs-se a chorar ainda com mais força. A mãe a princípio ficou penalizada, mas logo começou a ficar aborrecida com o choro do menino. "Cuidado, senão você acorda o seu pai". Mas o menino não se conformava. Pegou ____________ no colo e pôs-se a acariciar-lhe o casco duro. A mãe disse que comprava ________________, mas ele respondeu que não queria, queria _____________, viva! A mãe lhe prometeu um carrinho, um velocípede, lhe prometera uma surra, mas o pobre menino parecia estar mesmo profundamente abalado com a morte _________________.
Afinal, com tanto choro, o pai acordou lá dentro, e veio, estremunhado, ver de que se tratava, O menino mostrou-lhe _________________ morta. A mãe disse: "Está aí assim há meia hora, chorando que nem maluco. Não sei mais o que faço. Já lhe prometi tudo, mas ele continua berrando desse jeito". O pai examinou a situação e propôs: "Olha, Henriquinho. Se _______________ está morta não adianta mesmo você chorar. Deixa _____________ aí e vem cá com o pai". O garoto depôs cuidadosamente _________________ junto do tanque e seguiu o pai, pela mão. O pai sentou-se na poltrona, botou o garoto no colo e disse:
- "Eu sei que você sente muito a morte da ________________. Eu também gostava muito ______________. Mas nós vamos fazer pra _________________ um grande funeral". (Empregou de propósito apalavra difícil.) O menininho parou imediatamente de chorar. "Que é funeral?" O pai lhe explicou que era um enterro. "Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos ____________________ na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o Happy Birthday To You pra ______________ morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos _________________ e botamos uma pedra em cima com o nome _____________________ e o dia em que ____________________ morreu.
- “Isso é que é funeral! Vamos fazer isso?" O garotinho estava com outra cara. "Vamos papai, vamos! __________________ vai ficar contente lá no céu, não vai? Olha, eu vou apanhar _________________." Saiu correndo. Enquanto o pai se vestia, ouviu um grito no quintal. "Papai, papai, vem cá ______________ está viva!" O pai correu pro quintal e constatou que era verdade. ______________________ estava andando de novo normalmente.
- "Que bom, heim!"- disse "Ela está viva! Não vamos ter que fazer o funeral!" "Vamos sim, papai"- disse o menino ansioso, pegando uma pedra bem grande "Eu mato ___________________________".
              Moral: O Importante não é a morte, é o que ela nos tira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO 2

(Prova Brasil) O QUE DIZEM AS CAMISETAS (Fragmento) Apareceram tantas camisetas com inscrições, que a gente estranha ao deparar co...